Serasa e Credit Score, não aprovaram meu empréstimo!

1 ago

Credit Score é um produto Serasa que recentemente foi adquirido, por um consorcio de empresas dos quais participam Itaú e Bradesco. Passou a se denominar Serasa Experian.

A base de dados do Serasa tinha falhas, através de uma ligação telefônica você solicitava a exclusão de consultas (passagens) anteriores realizadas por financeiras nas quais você solicitou, ou tentou solicitar crédito.

Estas consultas do Serasa eram o ponto chave para a investigação de sua saúde financeira nos últimos 3 meses, através delas as financeiras trocavam informações e descobriam se você tinha algum compromisso em andamento ou propostas recusadas recentemente em outras financeiras.

Se tinha compromissos em andamento a pesquisa Serasa Credit Score revelava o valor das parcelas assumidas em outra instituição que era abatido do valor maximo de parcela que a financeira entendia ser adequado a você.

Se tinha solicitações negadas, a financeira sabia o motivo, caso houvesse sido negada em 2 ou 3 instituições a financeira negaria baseada nas analise anteriores, que vantagem há em descordar de 2 ou 3 analises semelhantes?

Como as consultas poderiam ser excluídas do Serasa, dando a entender que o cliente não havia tentado crédito recentemente, a analise era imparcial e falha, o que elevou o índice de endividamento e inadimplência.

Os bancos na intenção de se proteger compraram o Serasa, para ter uma base de dados mais confiável.

Criaram o Serasa Credit Score, que é uma pontuação atribuída ao seu CPF em função de seu comportamento financeiro.

O Credit Score Serasa é determinado, com a avaliação de inúmeros fatores:

Se o cliente faz pagamentos pontuais ou costuma atrasar, se limpou o nome recentemente, se tem muitas consultas, se tem compromissos em outras instituições em andamento, que as vezes são exibidos, e por ai vai…

O Credit Score Serasa é um sistema complexo, difícil de ser manipulado.

Muitas mesas de crédito passaram a avaliar o crédito com base no índice Credit Score Serasa, ou seja, abaixo de determinado patamar a operação não será “nem analisada”, pois aquele cliente não interessa a financeira em função do risco que oferece.

Tags: , , , ,

One Response to “Serasa e Credit Score, não aprovaram meu empréstimo!”

  1. Manoel 28 de janeiro de 2011 at 14:35 #

    Como faço então para baixar esse numero do score, e voltar a estar no verde novamente.

Leave a Reply